Situações que podem indicar a necessidade por um Tratamento de Canal

Nem sempre é fácil perceber quando um dente precisa de tratamento de canal. Muitas vezes os sinais e sintomas aparecem de forma sutil e são confundidos com problemas mais simples. No entanto, é importante estar atento a algumas situações que podem indicar uma infecção ou inflamação atrelada a polpa do dente e indicar a necessidade por um tratamento de canal.

Confira abaixo algumas das situações que podem representar um indicativo para o tratamento:

Dor aguda persistente

A dor de dente que não passa, mesmo após o uso de medicamentos, principalmente ao mastigar ou ao deitar, pode indicar uma inflamação pulpar. Essa dor é espontânea, intensa e em grande parte dos casos representa o quadro de pulpite irreversível, que é uma das indicações para o tratamento de canal.

Sensibilidade prolongada ao quente ou ao frio

Caso a sensibilidade a alimentos quentes ou gelados dure mais do que poucos segundos, é possível que a polpa do dente também esteja comprometida por uma pulpite irreversível e seja necessário passar pelo tratamento de canal para remoção dessa polpa doente, limpeza e vedação dos canais radiculares, trazendo uma condição de conforto ao paciente.

Aparecimento de uma “espinha” na gengiva (fístula)

Essa pequena bolha pode liberar pus ou outras secreções e geralmente está associada a uma infecção no interior do dente. A fístula é um caminho que o corpo cria para liberar secreção proveniente de um processo infeccioso envolvendo a polpa necrosada ou a região no entorno do dente. Tem aparência semelhante a uma espinha, e a secreção drenada pode promover gosto ruim na boca. É um sinal claro de que algo precisa ser tratado com brevidade.

Gosto ruim na boca ou mau hálito persistente

O mau hálito ou halitose, assim como a sensação de gosto ruim na boca, podem ser causados pela presença de secreção decorrente de uma infecção no canal radicular, muitas vezes atrelada a incidência de uma fístula drenante, que libera secreção na cavidade oral e acaba promovendo essas características indesejadas.

Escurecimento do dente

Um dente que escurece após um trauma ou sem claro motivo aparente, pode ter sofrido necrose pulpar, ou seja, a morte do tecido conjuntivo interno do dente. A necrose pulpar acaba por promover uma série de reações dentro do dente e, quando não tratado a tempo, pode provocar o escurecimento do mesmo. Essa característica, na maioria das vezes, já remete claramente à necessidade do tratamento de canal. Após a realização do tratamento endodôntico (tratamento de canal) podem ser utilizadas técnicas de clareamento interno que possibilitam solucionar ou amenizar bastante o escurecimento dentário.

Inchaço na gengiva ou no rosto

Infecções podem provocar inchaço ao redor do dente, na gengiva e até no rosto, indicando a formação de abscessos. O inchaço ou edema é uma mensagem do corpo de que algo não vai bem, e requer cuidados. Algumas situações patológicas possuem rápida evolução e necessitam de atendimento especializado imediato, como forma de evitar agravamentos e riscos à saúde do paciente. O inchaço por causas odontológicas é um alerta vermelho que deve ser levado à sério, principalmente se sua localização estiver próxima a área dos olhos, assoalho da boca e região do pescoço, com rápida evolução, situações que a depender das condições imunológicas da pessoa, podem necessitar o encaminhamento do paciente ao pronto-socorro hospitalar, de forma prudente e célere, para que sejam ampliados os cuidados e melhor monitorização, pois podem envolver riscos maiores, como dificuldade do fluxo sanguíneo na região afetada e disseminação da infecção na corrente sanguínea, situações capazes de colocar a vida do paciente em risco.

Sensação de dente "crescido" e com dor ao toque

A sensação de que o dente está “crescido” ou mais alto que os outros pode ser um sinal de inflamação na região da raiz. Isso acontece porque o tecido ao redor do dente fica inflamado, fazendo com que ele pareça projetado para fora. Essa sensibilidade pode causar incômodo ao morder, tocar ou até mesmo em repouso, e muitas vezes está associada a infecções ou inflamações da polpa dentária. Nesses casos, o tratamento de canal pode ser indicado para combater a infecção, aliviar a dor e preservar o dente.

contato@drhamiltonandrade.com.br

(71) 98891 - 8586

@dr.hamiltonandrade

Locais de Atendimento:
  • Paralela
  • Caminho das Árvores

 

  • Pituba
  • Vilas do Atlântico 

Dr. Hamilton Andrade

Cirurgião-dentista

CRO-Ba nº. 29260

71 98891-8586

@dr.hamiltonandrade

contato@drhamiltonandrade.com.br

Locais de Atendimento:

ParalelaCaminho das ÁrvoresPitubaVilas do Atlântico

Dr. Hamilton Andrade

Cirurgião-dentista

CRO-Ba nº. 29260

© 2025 Dr. Hamilton Andrade Todos os direitos reservados

© 2025 Dr. Hamilton Andrade Todos os direitos reservados